Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Para próximo decreto, Uberaba vai considerar novos indicadores da COVID-19

009

Postado em 6 de junho de 2021 por

Compartilhar agora

O atual decreto municipal de enfrentamento ao coronavírus leva em consideração somente a taxa de positividade dos testes da doença

Após reunião com vereadores no final da tarde dessa sexta-feira (4/6), a prefeitura de Uberaba informou que passará a levar em consideração para a próxima formulação de um novo decreto de enfrentamento da COVID-19 não somente a taxa de positividade dos testes da doença, mas também indicadores como a ocupação de leitos hospitalares e a taxa de incidência do novo coranavírus.

Fora do Minas Consciente, também ficou decidido durante a reunião, com aprovação da maior parte dos vereadores, que a cidade não seguirá as medidas mais restritivas da onda vermelha estabelecidas pelo governo de MG para o Triângulo Sul na última quinta-feira (4/6).

Desta forma, a maioria dos vereadores uberabenses optou por defender a construção de um decreto exclusivo, levando-se em conta as características do município. “Executivo e Legislativo têm ganhado maturidade.

É isso o que a gente busca e tenho certeza que estaremos cada vez mais unidos, juntos por Uberaba”, destacou a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) que agendou uma nova reunião com os vereadores na próxima terça-feira (08/6) para que eles apresentem as propostas para o novo decreto.

“As medidas a serem adotadas em Uberaba vão levar em consideração indicadores como a ocupação de leitos, a taxa de incidência da doença e a taxa de positividade dos testes de COVID-19”, diz nota da prefeitura de Uberaba. 

O atual decreto de enfrentamento à COVID-19 de Uberaba determina que, se a taxa de positividade de testagem para o novo coronavírus dentro de uma semana se mantiver maior que 40%, serão aplicadas as restrições da onda roxa do Minas Consciente. Se a taxa de testagem for de 30% a 40%, permanecerão as regras em vigor atualmente. Caso o índice seja inferior a 30%, o município seguirá as diretrizes da onda vermelha do Minas Consciente. 

A taxa de positividade é a proporção da quantidade de positivados diante do total de exames de COVID-19 realizados diariamente no município. Será considerada a semana epidemiológica, de domingo a sábado.  

Como as taxas de positividades medidas durante as semanas desde a publicação do atual decreto (no meio de maio) sempre estiveram abaixo dos 40%, por volta de 35%, segue autorizado em Uberaba, desde que seguidas as medidas sanitárias do distanciamento social, a entrada de clientes em lojas até as 18h e, em bares,restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação, até as 20h. Além disso, as reuniões, missas ou cultos nos templos seguem permitidos até as 20h. Pelas novas normas do decreto municipal, as empresas locais são obrigadas a notificar a Vigilância Sanitária do município sobre os casos positivos para a COVID-19 de dois ou mais empregados. A notificação deverá ser pelo e-mail empresainformacovid@uberaba.mg.gov.br, no prazo de 24 horas, sob pena de interdição.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.