Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Uberaba chega a 1.200 mortos por COVID e vacinação é interrompida

Postado em 30 de julho de 2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Uberaba*


Segundo a prefeitura, houve atraso no repasse das vacinas e nesta sexta haverá interrupção na aplicação da 1ª dose; número de vagas em UTI do SUS preocupa

Em Uberaba, chegou a 1.200 mortes por COVID-19, segundo o seu último boletim epidemiológico. Ainda conforme dados do boletim, a ocupação dos leitos de UTI/COVID da rede pública é preocupante neste momento – de 60 leitos disponíveis, 55 estão ocupados.

Por outro lado, o número de mortes causadas pela doença apresenta considerável queda neste mês de julho, em relação ao mês passado. Entre 1º e 29 de julho, foram registradas 70 mortes, sendo que em junho foram contabilizadas 134 óbitos no município. Com relação ao atual momento da vacinação na cidade, de acordo com o cronograma da prefeitura no início desta semana, a previsão seria iniciar nesta sexta-feira (30/7) a aplicação dos imunizantes nas pessoas de 29 anos, sem comorbidades.

Mas, segundo o Executivo municipal, o cronograma não poderá ser mantido e haverá interrupção na aplicação da 1ª dose devido ao atraso no repasse de vacinas e quantidade bem abaixo do esperado. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, as novas doses, que eram aguardadas para o início da semana, só chegaram na tarde desta quinta-feira, e em uma quantidade menor.

 “A promessa é que Uberaba receba nesta 31ª remessa apenas 4.191 doses para aplicação de 1ª dose. No ritmo que estão sendo aplicadas as doses, equivale a apenas um dia de vacinação”, informou nota da Secretaria de Saúde de Uberaba.

Segundo a coordenadora da Comissão de Vacinas de Uberaba, Ana Vera Abdanur, a previsão de chegada de doses vem sendo prometida e adiada pelo estado desde a última segunda-feira (26/7).

“Com isso, o estoque de vacinas ficou bem comprometido e, por segurança, o município irá aguardar o recebimento real dessas doses para avaliar como será o cronograma de vacinação daqui para a frente”, afirmou Abdanur.

Ela lembra que já as vacinas da 2ª dose estão asseguradas e seguem sendo aplicadas nas unidades de saúde e nos drives de vacinação, conforme o agendado no cartão de vacinas. 

Desde o início da pandemia, em Uberaba, foram registrados 36.370 casos positivos da doença, sendo que 1.200 pessoas morreram. 

De acordo com o último Vacinômetro, o município já recebeu 252.405 doses da vacina contra a COVID-19, sendo aplicadas 241.013.

Do total, 177.732 tomaram a primeira dose, enquanto 52.367 receberam as duas doses e 7.897 foram imunizados com dose única.

Fonte: Estado de Minas

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários